quinta-feira, 4 de março de 2010

Organizações de mulheres realizam Vigília das Águas, no dia 05

Dique do Tororó será cenário para ação que denunciará o estado de violências a que muitas mulheres têm sido submetidas


No mês de janeiro, o estado da Bahia presenciou num único final de semana três casos de violência contra mulheres (Luciana Machado Souza, 27 anos, Rosângela dos Santos, 31 anos, Eliane Almeida de Oliveira, 43 anos). Os crimes brutais que culminaram na morte das três foram cometidos por homens que viviam com elas. Com o objetivo de alertar a sociedade contra esses atos violentos, 30 organizações de mulheres da sociedade civil, inclusive entidades internacionais, universidades, entre outros segmentos realizam no dia 05 de março (sexta-feira), a partir das 17h, no Dique do Tororó, a Vigília das Águas – pelo fim da violência contra as mulheres.


A ação é uma mobilização dessas organizações, que ao longo dos anos tem lutado pelo fim da violência contra a mulher no estado da Bahia, através de concentrações em pontos estratégicos da cidade, chamados de Vigília Feminista pelo fim da Violência contra a Mulher. A atividade também é uma celebração pelos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, o 08 de março é uma data de afirmação da luta das mulheres por igualdade, autonomia e liberdade.

O encontro contará com a participação de duas mil mulheres do Movimento Sem Terra (MST), que acompanharão os depoimentos de mulheres dos movimentos sociais e apresentações culturais. Na ocasião acontecerá também um ato simbólico com 365 velas acesas, cada uma representando mulheres que sofreram violência durante o ano.

Nos encontros é denunciado o estado de violências a que muitas mulheres têm sido submetidas, além de ser um espaço de solidariedade e fortalecimento das vitimas potenciais do sexismo, lesbofobia, racismo, machismo, exploração sexual contra meninas e demais formas de violências que ocorrem na sociedade. Inclusive a violência institucional vivenciada pelas mulheres quando buscam serviços e garantia de direitos no estado e não encontram.

Segundo a comissão de organização da Vigília, a Lei Maria da Penha, aprovada em 2006, significa uma vitória do ponto de vista legal desta mobilização, já que prevê a criminalização das diversas formas de violência (psicológica, moral, sexual, patrimonial e física) e a responsabilização do Estado pela implementação de medidas de proteção e de prevenção à violência contra a mulher. No entanto, a luta pelo cumprimento e continuação da lei precisa prosseguir, pois ela está ameaçada por setores conservadores e fundamentalistas (das áreas judiciária, religiosa e parlamentar).

Compõem a comissão: Projeto Encruzilhada de Direitos/CEAFRO, Sindoméstico, MST, MNU, Articulação Negras Jovens Feministas, Munegrale, Grupo de Mulheres do Alto das Pombas, Liga de Mulheres de Salvador, Roda Baiana, Força Feminina, CAMA, Ajobi, Terreiro do Cobre, Terreiro do Bogum, Ilê Axé Baba Okê, Casa de Oxumarê, Frente contra a criminalização de mulheres e pela legalização do aborto, Obsevatório da Lei Mraia da Penha- NEIM-UFBA, IMAIS, Coletivo de Mulheres do Calafate, AMIGA, Instituto Búzios, Instituto de Mídia Étnica, Amuleto, Oposição Operária Salvador, Juventude Operária Católica-JOC, CETEFEN, Associação de Moradores de Pau da Lima, Molinmbra, Católicas Pelo Direito de Decidir. Com o apoio do CEAFRO/CEAO-UFBA, SPM-PR, SPM-SEPROMI, CESE e INGÁ

Programação da Vigília das Águas Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
- 17h Início da Concentração
- 17h30min Abertura
- 17h40min Intervenções de mulheres do movimento social e organizações.
- 18h10min Atração artística
- 18h30min Capoeira feminista (Nizinga e Calafate)
- 19h Depoimento de mulheres
- 19h30min Ato Simbólico
- 20h30min Atração artística (Música do MST)
- 21h00min Atração artística (Mulheres do Hip Hop)
- 21h40 min Encerramento (Atração Artística e Simbólica)

Cantar para as águas: Pelo fim da Violência Contra as Mulheres. Abraço coletivo em volta do Panô e/ou no em torno do Dique.

Mais informações:
Juliana Dias (71) 8846-3536
Lindinalva Barbosa: (71) 8804-4137
Carla Cristina Santos: (71)8839-9610

Nenhum comentário:

Postar um comentário