quarta-feira, 14 de julho de 2010

Jovens Feministas Baianas se Organizam no I Encontro Estadual da JPT

No último fim de semana, dias 10 e 11 de julho, a Juventude do Partido dos Trabalhadores da Bahia se reuniu em Camaçari no seu I Encontro Estadual. Foram debatidas e aprovadas diversas diretrizes sobre ações e política públicas que dizem respeito a setores específicos como Jovens Mulheres, Juventude Negra, Juventude Rural, e Juventude LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), que construíram seus próprios espaços de organização dentro da atividade.
Participaram do Encontro 239 dirigentes da Juventude do PT, vindos dos diversos territórios de identidade do Estado. O Núcleo da Marcha Mundial de Mulheres - UFBA marcou presença destacando a importância da auto-organização das mulheres para superar exclusões, opressões e violências cotidianas.
No Grupo de Trabalho que se dedicou a debater Políticas para Mulheres e Questão de Gênero foi aprovada, dentre diversos pontos importantes, uma Moção de Repúdio a todas as formas de violência contra a Mulher.



Moção de Repúdio a Toda Violência Sofrida Pelas Mulheres


Nós, Mulheres Jovens do Partido dos Trabalhadores, reunidas no I Encontro Estadual da JPT - Bahia, repudiamos veementemente todas as formas de violência e opressão sofridas pelas mulheres.

No Brasil, a cada 15 segundos uma mlher é vítima de agressão. Vivenciamos no último período a exposição midiática, de maneira agressiva e opressora, de alguns poucos casos de violência contra a mulher e isso não traduz a realidade dos diversos atos que acontecem cotidianamente, sendo cometidos em sua maioria por familiares e principalmente os parceiros destas mulheres.

A estrutura machista e patriarcal de nossa sociedade compactua e admite estas práticas as naturalizando e colocando as mulheres enquanto propriedade e mercadoria. Temos o papel central de combater cotidianamente tais práticas e chamarmos todas e todos à luta das mulheres para superar o sistema capitalista patriarcal, racista, homofóbico e destruidor do meio ambiente.


Juventude Feminista do Partido dos Trabalhadores - Bahia

Um comentário:

  1. ih, comentei errado em uma postagem antiiiga. Sou da MMM e estou indo para salvador, me passem o contato de vocês por favor.

    ResponderExcluir